terça-feira, 5 de abril de 2016

Beisebol agitando a Baixada

Prefeitura de Duque de Caxias e MLB iniciam capacitam de treinadores de beisebol na Vila Olímpica

O beisebol está ganhando mais espaço no Brasil e para introduzir a modalidade em seu quadro de esportes a Prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Major League of Baseball (MLB), Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e a Associação para o Desenvolvimento do Beisebol (ADB), começou a capacitação de professores e alunos dos últimos períodos do curso de Educação Física, com o “Primeiro Curso Básico para a Formação de Treinador em Beisebol”, na Vila Olímpica. As aulas são gratuitas e ministradas pelo treinador da MLB, Jay Quinn. No final, os alunos aprovados ganham um certificado emitido pela MLB, CBBS e ADB.

O novo secretário municipal de Esporte, Anderson Lopes, acompanhou o primeiro dia do curso e elogiou o projeto. “A prática do beisebol na Vila Olímpica será um benefício muito grande para os nossos jovens. Essa capacitação dos profissionais é só o início do esporte na cidade. Com certeza, vou dar continuidade a esse projeto e ajudar a expandi-lo”, disse.
Antes de irem ao campo para aula, os participantes do curso foram apresentados ao treinador de beisebol da MLB, Jay Quinn. Aos 32 anos, o norte-americano treina desde adolescentes com idade entre 16 e 17 anos prestes a ingressar na principal liga dos EUA até crianças que estão começando no esporte e profissionais que desejam dar aulas. Em Duque de Caxias, Jay preparou uma dinâmica parecida com a que ele usa com crianças que nunca tiveram contato com o beisebol. Segundo ele, pequenas atividades no campo ajudam os professores a aprenderem o básico para poderem dar aulas.

“Cresci jogando beisebol e ensinar é uma diversão para mim. É um esporte que considero complicado e por isso preparei um programa mais focado na prática. Essa é a melhor forma de ensinar a parte teórica”, explicou o Jay Quinn.

Professor de Educação Física e coordenador de alto rendimento da secretaria municipal de Esporte e Lazer, Alcimar Teixeira se mostrou animado para participar do curso. 

“É importante diversificar. A secretaria está nos dando a oportunidade de aprender uma nova modalidade e poder levar esse aprendizado aos nossos alunos”, destacou.

A iniciativa é mais uma ação de popularização do esporte no município pela Prefeitura de Duque de Caxias, que já vem buscando através das secretarias municipais de Esporte e Lazer; e de Planejamento, Urbanismo e Habitação, uma área no município para que a Associação para o Desenvolvimento do Beisebol (ADB), implante um projeto de construção de um campo de beisebol na cidade.

“Com o sucesso de alguns jogadores brasileiros na principal liga de beisebol norte-americana, a MLB abriu os olhos para o Brasil e mostrou interesse em investir no país. Duque de Caxias surgiu como opção e nesse primeiro momento eles estão oferecendo toda a estrutura, como professores e equipamentos, para introduzir o esporte em nossa cultura e, futuramente, a Prefeitura pretende capacitar nossos próprios profissionais e assumir o projeto”, explicou o subsecretário de Esporte e Lazer, Jorge Gonçalves da Silva.
Inscrições abertas na Vila Olímpica


A partir do mês de abril, a secretaria municipal de Esporte e Lazer vai abrir uma turma de beisebol através do Programa de Iniciação Desportiva. As inscrições já podem ser feitas na Vila Olímpica, que fica na Rua Garibaldi, s/nº, no bairro 25 de Agosto Os interessados devem ter entre 7 e 17 anos e apresentar no ato de inscrição, uma cópia da Certidão de Nascimento e do comprovante de residência, além de duas fotos 3x4. O atestado médico é fornecido pela SMEL após avaliação na Vila Olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário